quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Conheça as diferenças nutritivas entre alimentos crus e cozidos
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
RECEITA DA RAÇÃO HUMANA
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
ALHO: Um Santo Remédio
ALHO (Allium sativum L.), membro da família das cebolas, tem sido cultivado por milhares de anos e, é usado largamente por seus ambos atributos, culinário e medicinal. À medida que nos tornamos mais acostumde anos e, é usadoados ao sabor do alho, e nos tornamos conhecedores dos múltiplos benefícios que comer alho traz à saúde, a popularidade desta especiaria tem crescido.
A maioria das espécies de alho cresce em clima ameno. As espécies nativas em clima amenos e transportadas para clima frio, normalmente não se desenvolvem bem e quase sempre apresentam um sabor excessivamente forte. O alho é uma espécie de planta adaptável a diversos climas, entretanto, e ao longo de milhares de anos, foram desenvolvidas variedade que crescem bem em clima frio e sempre com um sabor melhor.
O alho está disponível o ano inteiro, e sob diversas formas além do alho fresco, como em pó, em flocos, óleo ou purê.
As propriedades medicinais e os benefícios que o alho traz à saúde são de há muito conhecidas. O alho tem sido considerado a “maravilha das drogas” herbáticas, com a reputação folclórica de “curar desde um simples resfriado até a peste bubônica”. Tem sido muito usado na medicina herbática (fitoterapia). Cru, tem sido aplicado no tratamento de alguns sintomas da acne, e há algumas evidencias de que pode ajudar na administração dos níveis de colesterol. Pode ser usado até como repelente natural de mosquitos.
Em geral, quanto mais forte o sabor do alho maior o teor de enxofre, portanto, maior o seu valor medicinal. Algumas pessoas sugerem que o alho orgânico tende a ter mais enxofre ainda.
Alguns preferem consumir os suplementos do alho (pílulas e cápsulas) o que evita o hálito de alho.
A ciência moderna mostrou que o alho é um poderoso antibiótico, embora de ação generalizado, não específica a algum tipo de infecção., com a grande vantagem de que o organismo parece não desenvolver resistência conta ele, o que possibilita um benefício à saúde e capacidade curativa contínua, ao longo do tempo.
Antioxidante
Dois estudos mostram que o alho – especialmente o envelhecido – podem ter um poderoso efeito antioxidante. Os antixidantes ajudam a proteger o corpo contra os “radicais livres”.
Anti-coagulante
Pela sua característica anti-coagulante, é recomendável para pessoas com pressão arterial elevada, não sendo recomendado o seu consumo pra pessoas recém submetidas a cirurgias.
Desobstrui as vias respiratórias
Efeitos colaterais
1. Quando consumido cru e em grande quantidade pode trazer problemas ao sistema digestório.
2. Pela sua característica anti-coagulante, não é recomendado o seu consumo pra pessoas recém submetidas a cirurgias.
3. Alergias ao alho podem apresentar ressecamento da pele, elevação da temperatura do corpo (estado febril) e dor de cabeça.
Você sabia?
O alho elefante não é realmente alho e seu sabor é muito mais moderado que o do alho branco.